Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Vender não é suficiente

Nos dias de hoje, a impressão que temos é a de que basta alguém ter alguma ideia que envolva a internet para que ela seja um grande sucesso. As capas de revistas estão repletas de exemplos de empreendedores que montaram um e-commerce e ficaram milionários do dia para a noite. Mas as coisas não são bem assim.

Tenho convivido com vários empresários que montaram sites para comercializar produtos pela rede, de todos os tipos e procedências. A grande maioria não consegue efetivar mais do que meia dúzia de vendas por dia, com faturamento que não ultrapassa a casa dos R$ 5.000 por mês.

Mas por que alguns dão certo e outros não? Certamente há diversos motivos, mas um deles, no meu entender, é que as empresas de sucesso integram em seu modelo de negócios as ferramentas e as possibilidades de interação com o consumidor que a internet oferece.

A web não é apenas um veículo para comercialização de seus produtos. As companhias bem-sucedidas nesse meio não vendem sapatos, produtos eletrônicos ou livros, mas, sim, criam algo que as diferenciam perante seu público-alvo.

Desta forma, ao adquirir um livro pela rede, o usuário tem à disposição uma lista de produtos similares que foram comprados por pessoas que optaram pelo mesmo título que ele.

Outro exemplo é a empresa especializada em artigos esportivos que contratou consultores para auxiliar seus clientes durante o processo de aquisição, reduzindo as escolhas erradas e, com isso, o número de reclamações e devoluções.

Antigamente, você entrava em uma loja, comprava um sapato e saía feliz da vida. Hoje, quando usa a internet, exige mais para se tornar um consumidor assíduo.

É preciso que você tenha uma experiência singular, aprenda sobre o produto, conheça itens parecidos, obtenha descontos e não sofra com problemas de entrega -daí a importância de uma logística eficiente e de um bom centro de distribuição.

Por fim, é preciso que o consumidor leve algo a mais, para que ele tenha a sensação de que a experiência valeu a pena e comece a pensar em sua próxima compra. 

clip_image001

Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação.

 

FONTE: http://zip.net/bhmLRq

Publicada originalmente 20/04/2013 23h13

Nenhum comentário:

Postar um comentário