Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

Social com lucro

Empreendedorismo é um conceito amplo, que abrange diversas possibilidades - empreendedorismo de mercado, corporativo, institucional ou empreendedorismo social.

Empreendedores sociais são os que colocam suas energias em negócios para ajudar a sociedade. Até pouco tempo, organizações não governamentais, que não visavam lucro, se encarregavam disso.

Recentemente, se solidifica o conceito de negócio social. São empresas que, além de acarretar uma série de benefícios à sociedade, também lucram. Um dos primeiros exemplos de negócios sociais é até bem antigo. Trata-se do Grameen Bank, fundado nos anos 1970 por Muhammad Yunus, Nobel da Paz em 2006. Tal banco empresta sem exigir garantias a pessoas carentes de Bangladesh.

No Brasil, podemos citar o Dr. Consulta, clínica médica localizada em Heliópolis, que cobra R$ 60 por atendimento com hora marcada. Outro exemplo é o Saútil, que permite saber em que posto de saúde é possível encontrar determinado medicamento. Já existem instituições que gravitam em torno dos empreendedores sociais, provendo financiamento para que consigam alavancar seus negócios, como faz a Vox Capital.

Escrevo da Dinamarca, onde visitei instituições ligadas a empreendedorismo social. Vale ressaltar a Nydansker, que aumenta empregabilidade dos imigrantes com um programa de mentoria oferecido por executivos. Conselhos simples, como a melhor forma de se portar em uma entrevista, permitem que jovens encontrem emprego. Fica a dica.

tales andreassi

Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação.

 

FONTE: http://zip.net/bcmNNj

Publicada originalmente em 17/11/2013 03h15

Nenhum comentário:

Postar um comentário