Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

Projeto de WhatsApp

A recente aquisição bilionária do WhatsApp pelo Facebook certamente mexeu com a cabeça de empreendedores do mundo todo. E não é para menos! O caminho para chegar até lá acaba passando por várias instâncias, muito embora haja exceções.

Ao iniciar um negócio de tecnologia de informação é preciso utilizar capital próprio ou dinheiro de amigos e familiares, já que dificilmente um investidor coloca dinheiro em uma ideia que ainda está no papel. Esse montante será gasto principalmente para pagar um programador, que hoje são disputadíssimos. Daí a importância de também aprender a programar, como ensinou Jack Dorsey, fundador do Twitter, quanto esteve no Brasil.

O próximo passo é conseguir fazer um bom networking para vender suas ideias. Ir a uma incubadora, aceleradora ou espaço de coworking pode ajudar a conhecer pessoas, investidores e possibilidades de financiamento público a fundo perdido, que podem ser fontes de recursos importantes nessa segunda etapa do negócio. Quem sabe, até um investidor anjo.

Se a empresa tiver bom potencial, com sorte consegue-se mais investimentos de um fundo de capital de risco, uma empresa que investe dinheiro em troca de participação. A partir daí, começa um processo de crescimento acelerado. Esse apoio tem preço: parte da administração acaba sendo exercida pela empresa de capital de risco, principalmente a parte financeira.

Se após esses investimentos a empresa crescer, a próxima fase é a estratégia de saída. Pode ocorrer via a oferta de ações na bolsa, como fez o Facebook, e que é distante para a maioria dos empreendedores brasileiros.

Ou então uma venda, como fizeram o Instagram e o WhatsApp. Nas aceleradoras de Israel, empreendedores criam negócios já pensando em atender determinados clientes, por exemplo, esse pode interessar ao Google, esse outro ao Facebook...

Seja como for, esses conselhos não adiantam se você não tiver um negócio inovador, que realmente reflita o desejo ou a necessidade das pessoas. Por isso, antes de fazer planos mirabolantes, ponha sua cabeça para funcionar até achar a ideia que irá transformar a sua vida.

tales andreassi

Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação.

 

FONTE: http://zip.net/bmmNZ6

Publicado originalmente em 23/02/2014 01h22

Nenhum comentário:

Postar um comentário