Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Faça as contas

A grande maioria dos empreendedores tem uma dificuldade enorme de lidar com as finanças de suas empresas. É uma pena, pois um conhecimento ainda que básico sobre o tema poderia evitar a quebra de um bom número delas.

A primeira providência é separar as finanças da empresa das pessoais. Nada mais errado do que utilizar o caixa da companhia para gastos pessoais ou utilizar o estoque em benefício próprio. O melhor é estabelecer uma retirada mensal para os sócios que cubra seus gastos de rotina.

O restante do lucro deve ser reinvestido. Quando a empresa se tornar estável, pode-se pensar em retiradas maiores.

Outra ação efetiva é acompanhar rigorosamente o fluxo de caixa, ou seja, o quanto o negócio tem no banco ao fim de cada dia. Se o saldo for positivo, ótimo, se for negativo, o empreendedor terá que pagar juros ao banco. Como as taxas de juros no Brasil são altíssimas, uma boa gestão nessa área resulta em economia significativa.

Assim, ao negociar com fornecedores, procure conseguir datas para pagamentos em prazos mais favoráveis, após os dias do mês em que o caixa costuma estar mais cheio por causa dos recebimentos ou a da sazonalidade natural das vendas.

Já ao negociar com os clientes, tente antecipar os recebimentos, oferecendo descontos menores do que as taxas bancárias. Se o banco cobra 8% de juros ao mês cada vez que a sua conta fica negativa, você pode oferecer um desconto de 5% para um pagamento à vista ou antecipado.

Por fim, uma boa estratégia é conversar com o gerente do banco e combinar uma linha de crédito especial, com taxas de juros mais baixas.

É importante também que a empresa mantenha um bom controle de suas contas a pagar, evitando atrasos que podem resultar em multas e penalidades. Ter um bom contador, sempre atento às constantes mudanças nas leis, faz a diferença.

Não ache que, pelo fato de você não gostar de finanças, é possível delegar o assunto aos funcionários. Existem diversos cursos sobre gestão financeira. Comece com os mais básicos e, aos poucos, vá se sofisticando. Não é tão difícil assim... 

 

clip_image001

Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação.

 

FONTE: http://zip.net/btmLGF

Publicada originalmente 07/04/2013 02h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário