Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2014

Empreendedor juvenil

Antes dos anos 2000, a carreira empreendedora era reservada para aqueles que não davam certo no mundo corporativo, que, por não ter outra opção, acabavam empreendendo. Com a internet, surge a possibilidade de se criar negócios sem grandes investimentos iniciais e com rápido retorno financeiro. Com isso, é cada vez maior o número de jovens que resolveram escolher o empreendedorismo como uma opção de carreira.

Mas até que ponto é valido alguém tão jovem empreender? Não seria melhor trabalhar alguns anos em uma companhia e depois iniciar sua carreira como empresário?

A resposta para essa pergunta não é trivial. Embora o jovem não tenha muita experiência, o fato de ele não ter muito a perder se o negócio não der certo, já que, em geral, esse público é formado por solteiros que moram com os pais e não têm muitos compromissos financeiros, acaba permitindo que eles se arrisquem mais e empreendam.

Além disso, se ele tiver uma ideia na qual realmente acredita, dificilmente vai conseguir ficar muito tempo esquentando a cadeira em uma empresa.

Vale, no entanto, a dica para que, antes de abrir o próprio negócio, os jovens procurem uma oportunidade realmente efetiva, fruto de muita pesquisa com os potenciais clientes.

E que também busquem mentores, empresários mais experientes que possam lhes auxiliar na gestão do negócio. Para isso, manter uma boa rede de contatos é fundamental. 

 

clip_image001Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação.

FONTE: http://zip.net/bcmLhQ

Publicada originalmente 24/03/2013 05h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário