Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

Antes do Carnaval

Nada pior para um empreendedor do que aquelas semanas iniciais do ano que antecedem o Carnaval. Tirando os proprietários de negócios relacionados às férias, como turismo, por exemplo, para os demais os meses de janeiro e fevereiro são os piores do calendário em matéria de vendas. O que fazer?

A primeira medida é se planejar, ou seja, sabendo que essa época é sempre um mês fraco, provisionar uma parte das receitas dos meses de maiores vendas para cobrir o resultado negativo do início do ano. Assim você evita aquela corrida de última hora ao banco, que irá te cobrar juros altos, como sempre.

Feito isso, aproveite que você não terá muitos clientes para pensar na reestruturação da sua empresa. Esse é um bom momento para dispensar funcionários pouco eficientes, investir no treinamento daqueles com bom potencial ou incentivar alguns deles a tirar férias.

Outra possibilidade é utilizar esse tempo para pensar em como inovar mais. Visite feiras internacionais, já que, no hemisfério Norte, janeiro e fevereiro não são meses de férias e dezenas de eventos são realizadas todos os anos.

Faça contatos com possíveis parceiros estrangeiros, monte uma boa rede de contatos, pesquise novos fornecedores, converse com alguns clientes sobre o que eles estão achando do seu produto ou serviço, busque sugestões. No início do ano, as pessoas estão mais relaxadas e sempre têm um tempinho para responder uma pesquisa ou jogar conversa fora.

Faça uma reflexão sobre o ano que passou. Levante as coisas que deram certo e as que deram errado e tente entender porque isso aconteceu para evitar que as mesmas falhas se repitam.

Ou então aproveite um pouco a vida e vá fazer uma viagem. Desligue-se da empresa e não caia na tentação de dar uma ligadinha para ver como as coisas estão indo.
Se você tiver bons funcionários, eles irão saber resolver os poucos problemas que aparecem nessa época do ano tão bem quanto você. Boa viagem.

tales andreassi

Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação.

 

FONTES: http://zip.net/bqmPGJ

Publicado originalmente em 26/01/2014 01h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário