Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Desenvolvendo as competências de um empreendedor

Ser empreendedor, independente, não ter chefe, tomar as próprias decisões... Estes são os sonhos de muitos jovens e empregados. Mas, antes de sair por aí tentando arrumar um negócio qualquer, é preciso saber que o empreendedor precisa de uma série de capacidades que dão base ao trabalho e são fundamentais para quem quer ter sucesso com a sua empresa.

De acordo com o professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas, Tales Andreassi, existem pelo menos 4 competências que o empreendedor de sucesso precisa ter: "Ele precisa gostar de inovação, ter orientação forte para o crescimento, detectar e buscar oportunidades e saber trabalhar com o risco. Existem outras, como ter capacidade de planejar, mas essa é uma questão técnica e é possível adquirir com o tempo", defende o professor.

Andreassi acredita que o impulso empreendedor é algo que as pessoas podem desenvolver com o tempo. "Se elas frequentarem um ambiente empreendedor, ou que incentive o empreendedorismo, podem desenvolver essas habilidades”, afirma. Ainda assim, algumas pessoas já nascem com o dom de empreender. Isso porque, segundo afirmam os especialistas, ser um empreendedor é muito diferente de ser um empresário.

O empresário possui capacidade de administrar a empresa, cuidar da área comercial e financeira. O empreendedor vai muito além. É uma postura, uma forma de pensar, que busca sempre a inovação, a oportunidade perfeita e ampliar os horizontes. Essa parece ser mais uma habilidade inata do ser humano.

Públicada originalmente por FGV-EAESP: http://eaesp.fgvsp.br/post/desenvolvendo-compet%C3%AAncias-de-um-empreendedor?utm_source=redessociais&utm_medium=facebook&utm_campaign=20/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário