Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Faltam mulheres nos eventos

Faltam mulheres nos eventos. É estranho porque nós mulheres somos as rainhas do networking, não é verdade? Não, não é verdade.

Nós fazemos networking não profissional. Fazemos amizades, que são extremamente importantes. Mas, para o crescimento de um negócio, você precisa de mais do que amizades. Precisa de fato de uma rede que possa ajudá-la no desafio de empreender. E nós temos a capacidade de unir essa facilidade em fazer amizades com o foco masculino em relacionamentos profissionais.

Mas como fazer networking se, além da empresa, tenho filhos pequenos, família etc. etc.? É difícil, eu sei, e sou prova disso. Tenho duas filhas pequenas e todos esses dilemas diários. Entretanto, eu acredito no poder que uma boa rede de contatos tem em um negócio.

Dá para participar de eventos de networking todos os dias? Claro que não.

Então, como conciliar tudo? Organização é o nome do jogo. Seguem algumas dicas importantes:

- Ordene sua agenda para pelo menos uma vez por semana participar de algum evento de networking, café, palestra, workshop, curso etc.

- Selecione bem os eventos. Veja com quem vai falar, quem está organizando e se o evento tem propósito para o seu negócio. Há muitos eventos gratuitos bacanas, mas alguns querem somente vender algo, então fique atenta.

- Como saber dos eventos? Fique antenada nos sites de quem apoia empreendedores, como Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Endeavor, Sebrae, Startupi e Rede Mulher Empreendedora.

- Cartão de visitas: leve-o sempre, sempre, sempre na bolsa (afinal nossas bolsas têm muito espaço, não é?). É fundamental você ter um bom cartão de visitas, que deixe claro o que é o seu negócio e o que você faz.

- Quer ir com alguém conhecido ao evento para se sentir mais confortável? OK, mas não fique a noite toda com essa pessoa, senão a ocasião não servirá para nada.

- Deixe a timidez de lado (é duro, eu sei), mas é preciso falar com as pessoas. Diga oi, apresente-se e misture-se. Só assim você conhecerá as pessoas. Não fique só em grupinhos de mulheres. Circule, mas tome cuidado para não ser a chata do evento.

- Quando voltar do encontro, ative os contatos. Mande um e-mail agradecendo pela oportunidade de conhecer a pessoa e coloque-se à disposição.

- Use as redes sociais para informar que está no evento. Isso é legal para que as pessoas lembrem que você estava lá. No entanto, não vire caça-celebridades, tirando foto de todos para postar nas redes.

- Conheceu a pessoa no evento, mas não tem intimidade com ela? Não a adicione no Facebook – ela pode achar muito pessoal. Adicione-a no LinkedIn, que é mais profissional. Não tem perfil no LinkedIn? Corra lá fazer.

- Cuidado com os excessos. Ir a todos os eventos e postar fotos o tempo inteiro dá a impressão errada. As pessoas vão achar que você não trabalha e só participa de festas.

O seu negócio depende de networking, acredite.

Ana Fontes é formada em Propaganda. Atuou na área de marketing por mais de 20 anos em multinacionais, empreendedora associada do FGVcenn e foi participante do programa 10.000 Mulheres, do Goldman Sachs em parceria com a FGV. É professora de empreendedorismo e fundadora do MyJobSpace-Coworking e da Rede Mulher Empreendedora.

 

 

FONTE:http://colunas.revistapegn.globo.com/mulheresempreendedoras/2012/12/07/faltam-mulheres-nos-eventos/

Públicada originalmente 15:13, 7 DE DEZEMBRO DE 2012 REDAÇÃO PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário